nós somos Nós No Bambu


Corpos, bambus e movimento: assim nasce a Cia Nós No Bambu. Com seis anos de existência, seu repertório de dança acrobática sobre esculturas artesanais de bambu é mais uma faceta que se descerra do imprevisível Circo Contemporâneo. A grandeza velada desta arte peculiar se dá na adaptação constante de tato e força das intérpretes criadoras a este material natural suscetível às variações climáticas. São onze anos de pesquisa, que resultam em uma expressão poética inovadora.





Nós No Bambu iniciou suas atividades em 2003, como representante da vertente artística do Sistema Integral Bambu. O Integral foi criado pelo professor de Educação Física Marcelo Rio Branco e existe desde 1999. 

O repertório da Companhia soma quatro espetáculos, além de diversas performances e números. Em 2008, Nós No Bambu levou ao grande público seu projeto mais ousado, até então: Uirapuru Bambu – espetáculo performático. Em 2010, estreou ULTRAPASSA!, inspirado nas provas de corrida de aventura. Em 2012 nasceu Desdobrar, montagem que originou o curta-metragem DesdobráveisTEIA (paralaxes do imaginário) é a quarta montagem da Companhia. 

O bambu, que sustenta os corpos dos acrobatas, dá origem a uma arte sustentável, por ser uma matéria-prima natural e renovável. Esta gramínea sempre desempenhou um papel importante no desenvolvimento da humanidade e, agora, impulsiona as intérpretes criadoras de Nós No Bambu a desafiar a gravidade e os limites humanos.